Bolo Abraço de Chocolate

Bolo Abraço de Chocolate

Uma receita simples de bolo de chocolate para fazer no liquidificador. Ótima para festejar datas importantes ou presentear. A cobertura é feita com uma ganache aromatizada à base de especiarias de sua escolha.

Ingredientes:
Bolo
5 ovos (250 g)
1 xícara (chá) de óleo (250 ml)
1 xícara (chá) de leite integral (250 ml)
2 xícaras (chá) de açúcar (350 g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (270 g)
1 colher (sopa) de fermento químico (12 g)
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó 50% Melken (85 g)

Cobertura
250 g de Chocolate Meio Amargo Melken ou 300 g de Chocolate ao Leite Melken
½ xícara (chá) de leite integral (125 ml)
½ colher (chá) de especiarias em pó (cravo, canela e gengibre) ou raspas de ½ laranja Bahia (opcionais)

Preparo
Para o bolo:
No liquidificador, bata os ovos, o óleo e o leite até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar e bata novamente por 2 minutos. Em uma tigela, misture a farinha, o Chocolate em Pó 50 % Melken e o fermento. Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos e mexa com um fouet até obter uma massa lisa.

Transfira para uma forma (23 cm de diâmetro e 12 cm de altura) com furo no meio untada e enfarinhada. Asse a 180 °C por cerca de 50 minutos em forno pre-aquecido. Desenforme morno sobre uma grade e deixe ficar em temperatura ambiente.

Para a cobertura:
Pique os chocolates em pequenos pedaços. Para fazer uma ganache, junte ao leite e leve ao micro-ondas ou banho-maria, mexendo de tempos em tempos até obter uma cobertura lisa e homogênea. Acrescente as especiarias ou raspas de laranja para dar personalidade à receita. Variação: adicione 1 colher (sopa) de rum ou conhaque à cobertura para fazer uma versão trufada.

Dica para vender:
No centro de um celofane, coloque uma base cartonada e, sobre ela, o bolo. Junte as pontas e feche com uma fita de cetim.
Coloque a cobertura em um pote com tampa, descartável ou de vidro, e envie à parte. Recomende ao cliente aquecer por poucos segundos em micro-ondas antes de aplicar e servir. Você ainda pode enviar confeitos, como os Granulés e Vermicelli Melken, em saquinhos de celofane. Para o bolo não secar, armazene em local fresco e seco, muito bem embalado e totalmente vedado. A validade será de 3 dias.
A cobertura também tem validade de 3 dias se mantida em geladeira.

Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 1 bolo (12 porções)

Fonte: www.harald.com.br/receitas